terça-feira, 9 de abril de 2013

Diretiva REACH - A IMPOSTURA do fim dos testes em cosméticos na União Européia - Informe-se

A IMPOSTURA da UE -  REACH

Norah

Na verdade, estamos diante de um AUMENTO EXPRESSIVO dos testes em animais em toda a União Européia.
Entenda como e porquê.

Só o consumidor consciente __ associado ao devido compromisso com o ativismo, tornado agora cada vez mais indispensável __ pode fazer com que mais de 54 milhões de animais tenham a chance (ainda que remota) , de não morrer assassinados em "testes de toxicidade" apenas no território da UE.
Mais uma vez, fica clara a importância extrema de nos mantermos MUITO BEM INFORMADOS sobre o que de fato acontece.




Desta vez a impostura e a tentativa de enganar os cidadãos e consumidores tem nome e até sigla própria: REACH


A que corresponde a sigla REACH? 

Registry, Evaluation  Authorization & Restriction for CHemical Substances (Registro, Avaliação,  Autorização e Restrição de Substâncias Químicas). 
Segue abaixo, em pdf, o documento oficial publicado pela UE:
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ%3AL%3A2007%3A136%3A0003%3A0280%3Aen%3APDF

A Diretiva da União Européia que atende a este nome levou à criação de uma uma Agência Européia que regula os produtos químicos em toda a UE.
Na prática, o que vemos é que Nada mudou. Na verdade, SÓ PIOROU!
Tal como eu antecipava. O "fim" dos testes em produtos cosméticos em animais na UE é uma GRANDE MENTIRA.
Na letra miúda do "grande anúncio" descobrimos que simultaneamente foi incluída a já aprovada a Diretiv
a da União Européia, com peso de lei, que OBRIGA à TESTAGEM em ANIMAIS dos ingredientes empregados em sua fabricação.
Com a diretiva REACH, cerca de 54 milhões de animais deverão estar MORTOS __ depois de intensamente envenenados, em "testes de toxicidade" __ até o ano de 2018.


Vou tentar explicar qual é o "esquemão vivisseccionista" da UE, que pretendeu nos enganar a todos, tratando-nos como crianças inocentes, ao afirmar que "cosméticos testados em animais não seriam mais comercializados no território da UE" ..... 

Pelo contrário, agora, mais do que nunca, cabe ao consumidor SÓ COMPRAR produtos cosméticos que tragam o antigo SELO CRUELTY-FREE. A grande maioria dos 8000 e tantos ingredientes usados por fabricantes de cosméticos será afetada pelo REACH, Diretiva aprovada pela União Européia, que levará a um AUMENTO EXPRESSIVO dos testes em animais. 
Especificamente o REACH determina que qualquer ingrediente ter sofrido qualquer "tratamento químico" que preceda a sua utilização em produtos variados, será obrigatoriamente testado em animais. 
Existem atualmente 143 MIL substâncias na lista para posterior "testagem em animais", seja para a indústria de cosméticos ou não. Por exemplo, a lavanda é isenta do teste, mas não o óleo essencial de lavanda. 
E são precisamente os ingredientes mais naturais, geralmente aqueles usados por empresas que se opõem à experimentação animal, que são mais susceptíveis de serem testados em animais, agora mais do que antes.
http://ec.europa.eu/consumers/sectors/cosmetics/animal-testing/index_en.htm

Diretiva da UE incluída no link da LUSH:

Contre les testes sur les animaux / Contra os testes em animais

Ou seja, enquanto nos tratam como idiotas nos oferecendo "um picolé" __ dizendo que acabaram com os testes na indústria de cosméticos __ criam uma regulamentação, que inclui a criação de um SELO chamado REACH Compliance __ que OBRIGA à testagem em animais de todos os ingredientes usados, seja na indústria de cosméticos ou fora dela. 
Na prática o efeito disso é MULTIPLICAR por mais de MIL o número de testes hoje realizados em animais. Numa estimativa modesta, os cálculos são de que cerca de 54 milhões de animais sejam ENVENENADOS apenas até o ano de 2018.


Abaixo o link da própria União Européia denominado "Serviços regulatórios do REACH EU":
EU REACH - Regulation Services
Sugiro que dêem uma considerável dose de atenção ao seu conteúdo....

Para quem quer se manter informado e não gosta de ser tratado como um tolo abobalhado, uma vez que a questão é grave e envolve o aumento maciço dos testes de toxicidade em animais.
A comunicação abaixo, feita pela UE, é clara, até porque não foi encontrada no meio da "propaganda enganosa" que a UE promoveu com relação à indústria de cosméticas.

REACH - Environment - European Commission
Ela é clara ao afirmar que pretende abarcar, sob testes em animais, TODOS os ingredientes usados na fabricação de produtos postos para consumo no mercado da UE:


"The aim of REACH is to improve the protection of human health and the environment through the better and earlier identification of the intrinsic properties of chemical substances. At the same time, REACH aims to enhance innovation and competitiveness of the EU chemicals industry. The benefits of the REACH system will come gradually, as more and more substances are phased into REACH."


Traduzindo um pequeno extrato do material "oficial" do link da UE, acima, vemos como, a título de "proteger o meio ambiente", os testes em animais (e suas mortes por envenenamento em "testes de toxicidade") serão consideravelmente ampliados e incentivados, porque agora obrigatórios!

"O objetivo do REACH é melhorar a proteção da saúde humana e do meio ambiente através da identificação melhor e mais cedo das propriedades intrínsecas das substâncias químicas. Ao mesmo tempo, o REACH visa promover a inovação e a competitividade da indústria química da UE. Os benefícios do sistema REACH virão gradualmente, conforme mais e mais substâncias vão sendo integradas ao REACH."
O Reach pretende a "construção de um banco de dados público, no qual os consumidores e profissionais podem encontrar informações sobre os perigos" de cada substância."

"Uma das principais razões para a elaboração e aprovação do Regulamento REACH foi a de que um grande número de substâncias que já foram fabricados e colocados no mercado na Europa por muitos anos, às vezes em quantidades muito elevadas, e ainda não há informações suficientes sobre os riscos que eles representam para a saúde humana e o meio ambiente. Há uma necessidade de preencher estas lacunas de informação para garantir que a indústria é capaz de avaliar os perigos e riscos das substâncias, e identificar e implementar as medidas de gestão de risco para proteger os seres humanos e o meio ambiente."





A REALIDADE NUNCA é o que PARECE. 


 Faço questão de postar os links da própria UE e de outras pessoas igualmente comprometidas com os direitos animais como eu, para que não precisem "acreditar em mim", mas tenham a chance de verificar por si mesmas. 
RESUMINDO: a nova lei que proíbe a comercialização de produtos em animais na União Européia NÃO é o que parece! ALERTA REDOBRADO daqui pra frente! NA VERDADE, corresponderá a um AUMENTO CONSIDERÁVEL dos testes realizados em ANIMAIS. 
Leia a tradução rápido do texto em francês da LUSH acima citado: 

"A proibição de testes em animais de ingredientes cosméticos esconde um aumento maciço de testes em animais na Europa
 Em 15 de janeiro de 2003, a Diretiva Europeia sobre cosméticos foi alterada para proibir a experimentação em animais para as empresas fabricantes de cosméticos. Grupos de ação e indivíduos que lutaram contra os testes em animais receberam a notícia como uma vitória significativa, comemorada como tal. 
 Esta proibição foi possível porque a opinião pública européia tem sido sensibilizada com relação aos testes sofridos pelos animais para sua maquiagem e produtos de higiene, e são esses consumidores que exigiam que os animais não sofrem e morrem não para eles. É hoje um dado adquirido que os testes de cosméticos em animais ficam no passado: nenhuma empresa presta-se mais a isso e eles são proibidos de fazer.
 [A referida "probição de comercialização" entrou em vigor na UE no último dia 11 de março] 

Isto SERIA verdade, se não houvesse um novo quadro legislativo denominado REACH (Registro, Avaliação e Autorização de Produtos Químicos). Os objetivos do REACH são louváveis: para assegurar que os produtos químicos sejam melhor regulados para a nossa saúde ou para o ambiente sua utilização deve ser restrita e sua segurança "verificada". 
No entanto, a segurança dos produtos químicos será determinada a partir de dados recolhidos em animais, e, se um produto químico não foi anteriormente testado em animais, então tais testes deverão ser realizados."

A REALIDADE NUNCA é o que PARECE II

PORTANTO, MAIS do que NUNCA, o consumidor de produtos comercializados na UE (e no Brasil) DEVERÁ estar SEMPRE ATENTO ao SELO CRUELTY-FREE nas embalagens, sua ÚNICA verdadeira garantia de compra de um produto ÉTICO.
No link a Gaia confirma a recomendação aos consumidores, de forma imperativa.




http://www.gaia.be/fr/actualite/experimentation-animale-pour-produits-chimiques-gaia-denonce-le-laxisme-de-la-belgique-aupres-de-la-commission-europeenne


A VERGONHOSA ATITUDE da UNIÃO EUROPÉIA chegou ao absurdo de postar documentos em pdf sobre o REACH em 11 de março de 2013, associados à divulgação "festiva" e MENTIROSA do fim da comercialização de produtos cosméticos testados em animais em toda a UE __ inclusive se vangloriando de que mesmo testes realizados em outros países seriam razão para exclusão da venda de produtos pelas empresas que os encomendassem no exterior __ e depois simplesmente fazê-los DESAPARECER, sem qualquer explicação ... 

Estou estudando a questão. Tentando, pelo menos, já que todo este assunto é intencionalmente mantido obscuro,
Mas ao que parece um fundo de 50 milhões de euros foi estabelecido para que se proceda intensamente a testes de toxicidade em animais. 
De qualquer forma, para mim basta ter lido a letra pequena do que foi publicado. Como qualquer contrato, atenção máxima deve ser dispensada às letras pequenininhas: 
"However, the majority of ingredients that go into cosmetics are ingredients that are also in use in many other consumer and industrial products, such as in pharmaceuticals, detergents, food, paints etc. They may therefore be subject to animal testing requirements under these respective legal frameworks." 
"The Commission was required, according to Article 4a (2.3) of the Cosmetics Directive, to analyze whether for technical reasons one or more of the complex tests covered by the 2013 marketing ban will not be developed and validated before 11 March 2013. In case alternative methods would not be available the Commission had to assess whether to make a legislative proposal in relation to the 2013 marketing ban. First, the Commission assessed the availability of alternative methods to animal testing by 2013. A Technical Report was prepared, based on wide scientific expertise, subject to a public consultation and coordinated by the Commission’s Joint Research Centre. Based on this Technical Report the Commission reported to the European Parliament and the Council in September 2011 that alternative methods for the respective endpoints will not yet be available by 2013 Second, the Commission carried out an impact assessment to assess whether to make a legislative proposal given that the full replacement of animal tests by alternatives is not yet possible. A targeted stakeholder consultation was carried out between 7 December 2010 and 15 April 2011. See the consultation document and the answers received."

Curiosamente, não consigo mais encontrar o link de onde este trecho foi inicialmente extraído por mim ....

De qualquer forma ficam assim registrados os fatos, para conhecimento de todos.
Numa próxima postagem vou tentar reunir o que podemos todos fazer a respeito.
Conversando com amigos do exterior, há apenas 2 coisas que todos podemos e devemos fazer!
- de imediato: não acreditar na tal "proibição" de comercialização de cosméticos e continuarmos, MAIS do que NUNCA, e comprarmos EXCLUSIVAMENTE os produtos que tragam o antigo selo CRUELTY-FREE em suas embalagens.
- a médio prazo, reunirmos forças internacionalmente, e ajudamos os europeus a conseguir o HUM MILHÃO de assinaturas na INICIATIVA POPULAR dos cidadãos da União Européia contra a VIVISSECÇÃO.
A iniciativa chama-se STOP Vivissection!

(- obs: existem outras petições, que não tem a força de uma Iniciativa Popular, mas que vou divulgar assim mesmo, na próxima postagem para assinarmos.)




Mais uma vez vemos como, além da fraude envolvida inerentemente na experimentação animal, fraudes de outras naturezas são irreverentemente empregadas para manter, a todo preço, esta indecente e lucrativa forma hedionda de exploração animal, onde todos saímos perdendo, animais não-humanos e humanos.

Namaste

ADENDOS para CONSULTA:

* Abaixo o link em pdf da declaração da União Européia sobre a pseudo "proibição da comercialização de produtos cosméticos testados em animais", que confirma e valida o ALERTA de CAUTELA EXTREMA, postado abaixo, sobre a diretiva REACH. 
EXIJA, mais do que nunca, o SELO CRUELTY-FREE! 
link em francês:
http://www.vegactu.com/actualite/leurope-dans-lembarras-pour-les-tests-sur-animaux-dans-les-cosmetiques-4485/



** COMUNICADO do : Doctors Against Animal Experiments sobre a IMPOSTURA da UE e a famigerada DIRETIVA REACH. 
 Material foi obtido em francês no link postado ao final. Tradução rápida, sem grande preocupação com erros de concordância. 
"Culturas de células de pele cultivadas em frascos de plástico podem ser usadas para avaliar a corrosividade das substâncias de teste na pele. Fonte: - Médicos Contra a Experimentação Animal 
Outro grande problema é o plano de REACH (Registro, Avaliação e Autorização de Produtos Químicos), que, sob o pretexto de eliminar o mais tóxico para a nossa saúde, exige testes, mesmo quando não há alternativa à experimentação animal. Como um produto cosmético pode não ser testados em animais, uma vez que contém um produto químico usado em mais de uma tonelada por ano na Europa tem de ser testado? (ainda que não há um método alternativo de testar animais  [segundo afirma a UE])? 
Entramos em contato com a União Europeia no início de fevereiro para saber mais sobre as ligações entre o alcance do REACH e a proibição de testes em animais em cosméticos, e não obtivemos nenhuma resposta. Segunda-feira 11 de março, pela manhã, foi realmente disponibilizado um PDF on-line , explicando a relação entre o protocolo e o novo Regulamento REACH em cosméticos. Basicamente, ele afirmava que o REACH ainda era válido até mesmo com relação aos cosméticos. Estranhamente, querendo vê-lo novamente em 11 de março à noite para escrever este artigo, o PDF foi removido, e em todos esses idiomas. ............. e a União Europeia tem permanentemente removidos suas notícias sobre a regulamentação de 11 de Março de 2013, no site europa.eu.
" Só podemos lamentar a falta de transparência da União Europeia sobre esta questão, e diz-se que se a Europa tem algo a esconder, o que não é certamente uma boa surpresa."
http://www.vegactu.com/actualite/leurope-dans-lembarras-pour-les-tests-sur-animaux-dans-les-cosmetiques-4485/


Nenhum comentário:

Postar um comentário