domingo, 13 de maio de 2012

UNISA - utilização de porcos em suas aulas de técnica cirúrgica.



Uma das primeiras decorrências do dia 28 de abril, dia da II manifestação Nacional ANTI Vivissecção, foi o fato que veio a público sobre a utilização de porquinhos vivos para o "treinamento" de futuros profissionais nas aulas de "técnica cirúrgica" oferecidas aos graduandos de Medicina na Universidade de Santo Amato, São Paulo, em seguida assassinados e descartados. Nos foi encaminhada foto tirada ao final de uma destas" aulas", que comprova os fatos que começaram a circular, inicialmente sob a forma de denúncias isoladas e não identificadas por nós. (bem como outras informações que neste momento preferimos manter em sigilo, por razões óbvias; Igualmente não demos acesso público à imagem em questão)

Diante do repúdio expressado por diferentes pessoas, de forma pública, na página da referida universidade no Facebook, esta limitou-se a suspender estas "aulas" por 4 semanas, tendo voltado a incorrer nesta prática ilegal em 26 de abril último.

Segundo nos foi informado, inclusive, no último dia 11, mais de 20 porquinhos teriam tido seus pulmões retirados durante as referidas "aulas" ....

A Universidade Santo Amato não é uma "novata" no âmbito da tortura animal a título de "ensino" e "experiências", como bem o demonstra o início da parte 5 do documentário "Não Matarás" do Instituto Nina Rosa:




Como resultado das evidências que nos foram remetidas, pedimos a todos que escrevessem para os órgãos responsáveis pela verificação, apuração dos fatos e responsabilidades, bem como seu indiciamento legal.

Em função do acima exposto, criamos uma petição pública pela PROIBIÇÃO destas práticas, cometidas a título de "ensino" naquela universidade. A foto em questão foi remetida diretamente ao CAOCRIM do MP de São Paulo, bem como ao CONCEA e ao MCT.

Pedimos a todos que se sensibilizem contra esta prática ilegal, uma vez que existem modelos substitutivos para o ensino, já adotados por faculdades dignas no Brasil, que assinem a petição abaixo e enviem a mensagem que estamos solicitando, a seguir,  aos remetentes acima citados.

É fato SABIDO que existem simuladores, que reproduzem todas as características de um organismo humano, como recentemente adquiriu a Faculdade do Anhembi Morumbi, que adquiriu um simulador de origem norueguesa há pouco tempo, exatamente para se enquadrar nos rigores da lei, da qualidade do ensino e da ÉTICA no ambiente acadêmico.
http://vista-se.com.br/redesocial/sp-sem-animais-na-aula-anhembi-morumbi-adquiri-robo-de-ultima-geracao-para-testes-em-aulas-de-medicina/

Eis aqui mais informações sobre o simulador adquirido pela Anhembi Morumbi:
http://vista-se.com.br/redesocial/sp-sem-animais-na-aula-anhembi-morumbi-adquiri-robo-de-ultima-geracao-para-testes-em-aulas-de-medicina/

Alguns de nós, por iniciativa pessoal e por ÉTICA, preferimos primeiro nos dirigir à ouvidoria da instituição, para apurar a veracidade  das denúncias.
Ao contrário da ética demonstrada por nós, já que primeiro nos dirigimos, a quem por dever deveria ter o desejo de responder e esclarecer  __ através do formulário adequado colocado à disposição por aquela universidade para comunicação com a sociedade __ , recebemos ameaças e intimidações como "resposta", assinadas pelo termo "ouvidoria", sem qualquer pessoa física em seu próprio nome.

Aqui vai o link da PETIÇÃO recém criada, para o qual solicitamos a assinatura de todos e divulgação entre seus conhecidos.
 - Abaixo assinado Contra a utilização e morte de animais nas aulas e "pesquisas" na UNISA
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=UNISA
(por favor, lembrem-se de confirmar sua assinatura posteriormente, através do e-mail que lhe será enviado para esta finalidade logo a seguir, ou sua assinatura não será validada)

- Como segundo passo, peço encarecidamente a todos que enviem suas mensagens/denúncia  às autoridades competentes para proibir definitivamente este tipo de infração dos direitos animais, já que HÁ SIM modelos substitutos que dispensam a CHACINA à título de ensino.
Falta apenas a decisão de fazê-lo e adequar-se aos ditames da lei e da ética, para o que uma universidade que cobra exorbitantes mensalidades de seus cerca de 480 alunos de Medicina, tem evidentemente recursos suficientes para fazer.

Por favor, encaminhem sua mensagem, com título à sua escolha, para: 
concea@mct.gov.br, webascom@mct.gov.br, caocrim@mp.sp.gov.br

 Modelo de mensagem (a título de sugestão):

Ao Ministério de Ciência e Tecnologia
Ao CONCEA
Ao CAOCRIM - Ministério Público de São Paulo

 Prezados Senhores,

 Venho por meio deste e-mail, não apenas manifestar meu profundo pesar e repúdio, porém cobrar uma atitude enérgica em relação ao que vem ocorrendo no âmbito da faculdade UNISA, Universidade de Santo Amaro, que faz uso de porcos vivos em suas aulas de técnica cirúrgica, matando-os e descartando-os após os procedimentos.

Lamentável e triste acreditar que ainda hoje, com opções acessíveis de recursos substitutivos para este tipo de ensino, uma faculdade possa fazer algo tão antiético e cruel.

Igualmente digno de lástima é verificar que as instâncias que atualmente deveriam agir em prol da substituição destes métodos completamente ULTRAPASSADOSse calem diante de tanta comoção.

Como os Senhores devem saber, há poucos dias foi realizada, em âmbito nacional, uma Manifestação contra vivissecção e experimentação animal. O protesto se deu em 47 cidades brasileiras no dia 28 de abril e o intuito do movimento criado para combater este modelo ultrapassado de ciência é se fazer presente constantemente na discussão sobre o assunto, clamando à sociedade para que participe e cumpra seu papel de cidadania, pressionando as autoridades, além do campo acadêmico e científico.

 Até onde é do meu conhecimento reza a lei que métodos substitutivos devem ser empregados SEMPRE que houver modelos substitutivos à experimentação animal.
ESTE é claramente o caso em questão. SOBRETUDO, quando se trata de ensino em uma faculdade, de forma inteiramente desvinculada de qualquer "pesquisa" que pudesse haver sido aprovada pelo CONCEA.

Diante do repúdio expressado por alunos, de forma pública, na página da referida universidade, esta limitou-se a suspender estas "aulas" por 4 semanas, tendo voltado a esta prática assassina em 26 de abril último, conforme tivemos conhecimento.

Ora, é fato SABIDO, que existem simuladores, que reproduzem todas as características de um organismo humano, como recentemente adquiriu a Faculdade do Morumbi, que adquiriu um simulador de origem norueguesa há pouco tempo, exatamente para se enquadrar nos rigores da lei e da ÉTICA no ambiente acadêmico.

http://vista-se.com.br/redesocial/sp-sem-animais-na-aula-anhembi-morumbi-adquiri-robo-de-ultima-geracao-para-testes-em-aulas-de-medicina/

 http://www.laerdal.com/br/doc/85/SimMan-3G

A notícia veio a público através da Senhorita Gabriela Eduardo.
 Isto gera um PÉSSIMO AMBIENTE no meio acadêmico e já extravasou as paredes da referida instituição.

Solicito imediatas providências para SUSPENSÃO PERMANENTE deste tipo de atrocidade ilegal na referida universidade, cometida a título de "ensino".

 Aproveito para informar que muitas pessoas que escreveram para o link de contato da ouvidoria daquela universidade, receberam respostas intimidadoras em resposta, sem assinatura do remetente da mensagem. Do meu ponto de vista isto caracteriza mais uma exemplo da péssima conduta e parâmetros éticos daquela instituição "de ensino".

Certos de poder contar com providências imediatas de ambas as partes, uma vez que todo este cenário de abuso já ultrapassou toda e qualquer medida minimamente aceitável.

 Atenciosamente,

(sua identificação: nome, cidade, profissão, RG)

Observação importante: caso alguns de vocês que estão lendo esta postagem tenham escrito e sido intimidados pela ouvidoria da UNISA ou disponham de acesso à imagem que EVIDENCIA os fatos descritos acima, por favor anexem ambas as informações ao escrever para o MP de São Paulo, o Concea, e o Ministério de Ciência e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário